terça-feira, 8 de junho de 2010

Mata dos Cocais

Mata dos Cocais

Mata dos cocais corresponde a uma formação vegetal que se encontra entre a floresta Amazônica, a caatinga e o cerrado, é considerada uma área de transição dos domínios citados. A mata dos cocais abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e setentrional do Tocantins, área conhecida como meio-norte. Corresponde a uma área de transição envolvendo vários estados e vegetações distintas.

Na região onde se encontra o meio-norte é possível identificar climas totalmente diferentes, como equatorial superúmido e semiárido. Esta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões e o planalto. A estrutura rochosa por rochas cristalinas "formada por cristais" e sedimentares. A formação do solo é laterítica "formada com óxidos de ferro e alumínio", além das estruturas neossólicas "solos mal-formados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante ,alumínio, além da argila caulim. A condição do solo para as atividades agrícolas são regulares, porém em algumas áreas do Pará e Tocantins tem uma boa reserva de nutrientes para a agricultura e nas áreas do Maranhão e Piauí, solos com excesso de alumínio e uma alta salinidade.

A mata dos cocais é composta por babaçu, carnaúba, oiticica e buriti; se estabelece entre a Amazônia e a caatinga, essa região abrange os estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins. Nas áreas mais úmidas do meio-norte, que se encontram no Maranhão, norte do Tocantins e oeste do Piauí, ocorre o desenvolvimento de uma espécie de coqueiro ou palmeira chamada de babaçu. Essa planta possui uma altura que oscila entre 15 e 20 metros. O babaçu produz amêndoas que são retiradas de cachos de coquilhos do qual é extraído um óleo com uso difundido na indústria de cosméticos e alimentos.


Nas regiões mais secas do meio-norte, que se estabelecem no leste do Piauí, e nas áreas litorâneas do Ceará desenvolve outra característica vegetal, a carnaúba. Carnaúba é uma árvore endêmica que pode alcançar aproximadamente 20 metros de altura, das folhagens se extrai a cera e a partir dessa matéria-prima são fabricados lubrificantes, a cera também é usada em perfumarias, na confecção de plásticos e adesivos. A fauna da Mata dos Cocais está sendo recuperada naturalmente. Na época de exploração na didatura militar no Brasil facilitaram a exploração degratória da região dos estados do Pará e Tocantins, além dos recursos da Caatinga. A biodiversidade de animais é vasta , com muitos animais nativos da Amazônia e Caatinga, além de algumas serem endêmicas.

Arara-Vermelha

Ocelote

A economia dos Estados que ficam neste bioma são a mineração, a química e a produção de alimentos.

Mineração:A região que situa o bioma tem um grande potencial a extração de ouro, diamantes, níquel,xisto betuminoso, bauxita e alumínio.Fica na área do Grande Carajás. A extração é elaborada pela Vale. Pelo consumo atual estas minas durarão 160 anos.

Química:No início dos processos de mineração da área, veio a procura de mão-de-obra e matéria-prima barata, veio a instalação de mafuraturas químicas. As maiores indústrias são de bauxita e caulim.

Alimentos:Pela grande produvitidade das áreas do Pará e Tocantins, a produção de materiais de oléos vegetais, pecuária e palmeiras é mais elevada do Norte, para a alimentação regional.



2 comentários: